O Brasil e o Egito assinaram nesta terça-feira (13) um acordo que facilita o comércio de carne bovina, suína e de aves entre os dois países.
O “Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes”, também conhecido como “pre-listing“, elimina a necessidade de auditorias presenciais por parte das autoridades egípcias para a habilitação de novos estabelecimentos brasileiros exportadores.
Desde 2019, cerca de 30 estabelecimentos brasileiros estavam na “fila de espera” para obterem a habilitação.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
“O Egito, um dos seis maiores importadores mundiais de carne bovina do Brasil, e líder na importação de carne de aves do nosso país, demonstra a força e o potencial de crescimento das relações comerciais estabelecidas. Somente no ano passado conquistamos quatro novos mercados no Egito, entre eles o de algodão”, afirmou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
Em 2023, o Brasil exportou para o Egito mais de US$ 1,7 bilhão em produtos, dos quais US$ 384 milhões, correspondentes a 22%, foram em carnes, totalizando mais de 130 mil toneladas exportadas.