O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou um certificado zoossanitário com o Ministério da Agricultura da Costa Rica para permitir a exportação de embriões de bovinos brasileiros.
– A unidade de coleta de embriões e dos ovócitos foi aprovada e inspecionada pelos médicos veterinários do Mapa nos últimos 12 meses – disse a diretora substituta do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Valéria Burmeister Martins.
Segundo ela, o ministério realizou análises e tratamentos de prevenção de agentes patogênicos nos laboratórios da unidade de coleta e de produção in vitro. Foram analisadas possibilidades de doenças como febre aftosa, por meio de provas com resultados negativos. Além disso, os embriões foram examinados para identificação de outras doenças como estomatite vesicular, diarreia viral bovina, brucelose bovina e tuberculose bovina. Todos os exames apresentaram resultado negativo, de acordo com a SDA. O certificado foi assinado no início deste mês.