Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Carne bovina: China garante aumento da exportação

Segundo a Abrafrigo, país asiático pode importar mais de 200 mil toneladas do produto brasileiro neste ano

Fonte: Divulgação/Sepaf (MS)

A exportação brasileira de carne bovina in natura e processada cresceu 23% em março, na comparação com o mesmo mês de 2015, para 136.596 toneladas. Em março de 2015, foram 111.381 toneladas. A receita cambial foi de US$ 503,7 milhões, avanço de 8,86% na mesma comparação. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), compilados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). Considerando o primeiro trimestre, o volume embarcado pelo Brasil aumentou 17%, para 356.327 toneladas, enquanto a receita subiu 2%, para US$ 1,34 bilhão.

De acordo com o presidente-executivo da Abrafrigo, Péricles Salazar, a China garantiu o aumento das exportações brasileiras. Segundo ele, no primeiro trimestre, o mercado chinês “aumentou suas compras, no mesmo período, de 85.530 toneladas em 2105 para 122.254 toneladas em 2016, somando-se o produto que entra por Hong Kong e pela China Continental”. Na avaliação da Abrafrigo, a ascensão da classe média e novos hábitos no país asiático compensam o menor ritmo de crescimento econômico.

“O prognóstico é que as vendas continuem elevadas e o Brasil supere as 200 mil toneladas de exportações para aquele país em 2016, tornando-se o maior fornecedor do produto ao mercado chinês”, afirmou Salazar em nota. Ele ressaltou a necessidade de aumentar o número de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar para a China. Atualmente, apenas 16 unidades podem vender carne para o país.

O segundo maior comprador de carne bovina brasileira foi o Egito, que aumentou em 26% o volume importado no mês de março, na comparação anual. No trimestre, 66 países importadores aumentaram suas compras do Brasil e 61 reduziram. A Abrafrigo ressaltou a retomada dos embarques para a Arábia Saudita.

  

Sair da versão mobile