Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conheça a raça de gado brahman

Precoce e rústica, essa raça zebuína é uma das mais rentáveis para o pecuarista

Fonte: ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil)/Divulgação

Criado em mais de 70 países, o brahman é um bovino altamente adaptado às mais diversas condições climáticas. Do frio às altas temperaturas, o animal permanece com suas características de maturidade sexual e de acabamento de carcaça.

Segundo Emílio Poubel Bessa Valporto, da Prosperar Assessoria, a raça brahman é, de acordo com estudos e pesquisas, uma das raças mais rentáveis para o criador que deseja um rebanho produtivo e, consequentemente, um retorno financeiro de sua produção.

“Existem muitos trabalhos feitos em parcerias com universidades que atestam a questão da eficiência alimentar. Existem animais que chegam a converter 3,1 quilos de matéria seca para cada quilo de proteína. Isso é quase a mesma conversão de um suíno ou frango. Essa é a comprovação da conversão desses animais”, afirma Emílio. Ou seja, o brahman é um animal que come pouco e converte muito, o que resulta em menor custo e mais retorno para o criador.

Quando se fala em melhoramento genético, os exemplares da raça brahman que estiveram na Expozebu 2018 apresentaram excelentes resultados na pista de julgamento. Emílio comenta que, em conversa com os criadores, é senso comum dizer que a evolução genética da raça criada do Brasil é muito grande na questão qualitativa e quantitativa.

“Estávamos falando de animais de 15, 20 anos atrás. Naquele tempo, via-se aqui no parque um número muito maior de animais, porém com a qualidade menor. Hoje, o biótipo dos animais é muito parelho, tanto do ponto de vista de genótipo quanto do fenótipo. A multiplicação aconteceu, mas com muita qualidade”, diz.

Ele cita como exemplo de critérios de julgamento, a avaliação detalhada dos aparelhos reprodutivos, a ossatura e ligamentos de locomoção fortes – características típicas dos machos da raça. Já nas fêmeas, a característica uma característica importante é a fertilidade precoce, sem desfocar, é claro, da questão das qualidades que atestam a produtividade da raça.

“O brahman impressiona pelo volume de carcaça e, principalmente, pela precocidade desse acabamento de carcaça, o que de fato é uma das vantagens da raça. Ela chega mais rápido ao frigorífico. O Brahman na desmama, no sobre ano e no acabamento, apresenta maior peso quando comparado a outras raças zebuínas”.

Tanto a pasto quanto em confinamentos, a raça apresenta o mesmo processo de resposta no diz respeito ao ganho de peso. “Independentemente das condições climáticas, o Brahma tem uma excelente adaptabilidade. Do Canadá a Austrália, o Brahma se adapta e consegue trazer lucratividade para o criador”, finaliza Emílio.

Sair da versão mobile