A proximidade com o final do ano e as programações dos frigoríficos confortáveis tem ocasionado menor movimentação no mercado, como mostra o levantamento da Scot Consultoria. Para a maioria das indústrias de grande porte, os contratos a termo e parceria são responsáveis por alongarem as escalas, permitindo que em alguns casos os frigoríficos saiam das compras ou reduzam a intensidade de negociações.
De acordo com a Scot, ainda não ocorreu à reação esperada no consumo de carne para dezembro, o que colabora com a pressão de baixa nos preços. Das 31 praças pesquisadas, ocorreram quedas em duas regiões para o preço da arroba do boi gordo.
No mercado atacadista de carne com osso, o boi casado de animais castrados está cotado em R$ 9,51 o quilo. Para os próximos dias a expectativa é de que o mercado ande de lado, sem espaço para grandes mudanças.
Varejo em alta
No varejo, descolados do comportamento registrado no atacado, os preços subiram. Segundo a Scot, na última semana, em São Paulo, a alta foi de 0,4%. No Paraná, valorização de 0,8% e de 3,3% em Minas Gerais. Queda de preços somente no Rio de Janeiro.
Com isso, em uma semana a margem de comercialização dos varejistas paulistas teve ligeiro aumento, saiu de 54,2% e está em 54,9%.