Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ANÁLISE NECESSÁRIA

São Paulo realiza levantamento dos custos de produção da pecuária de corte

Painéis realizados em Tupã, Adamantina e Itapetininga, com apoio da CNA e Faesp, destacaram diferentes estratégias regionais

Bovinocultura de leite,Vaca, leite
Foto: Wenderson Araujo/Trilux-CNA

A bovinocultura de corte paulista enfrenta desafios e se adapta às novas tendências. Painéis realizados nos municípios de Tupã, Adamantina e Itapetininga, com apoio da Confederação Nacional de Agricultura e do Departamento Econômico da Federação da Agricultura de São Paulo (Faesp). destacaram diferentes estratégias regionais. Em Adamantina, a recria e engorda de fêmeas é a principal atividade, enquanto em Itapetininga a produção e venda de garrotes lidera. Em Tupã, apesar da redução na margem de lucros devido à suplementação mineral, a criação de bezerros para venda permanece relevante.

Segundo Thiago Rocha, assessor técnico do projeto Campo Futuro, os painéis são essenciais para entender os custos de produção e a rentabilidade das atividades agropecuárias, ajudando no planejamento e na tomada de decisões dos produtores. Os painéis contaram com a participação de técnicos do Cepea/Esalq-USP e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) via videoconferência.

O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, destacou a importância desse trabalho para conhecer o campo paulista e desenvolver políticas públicas específicas que atendam às demandas dos produtores. Os dados apresentados mostram a sustentabilidade da pecuária paulista na adaptação a novos mercados, reforçando a qualidade dos animais e a melhoria genética do rebanho.

Sair da versão mobile