Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Boi

Na contramão do país, MT exportou mais carne bovina em outubro

No acumulado de 2020, o estado também ostenta um crescimento mais significativo do que a média do país; resposta rápida em meio ao aumento de demanda fez diferença

carne, carne bovina, boi gordo, pecuária, proteína
Foto: Pixabay

A exportação brasileira de carne bovina caiu 4% em outubro de 2020, se comparado ao volume embarcado no mesmo mês de 2019. Porém, no mesmo comparativo, Mato Grosso vendeu 4,2% mais ao exterior, totalizando 47,95 mil toneladas. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior.

Trata-se do segundo melhor desempenho do ano, perdendo apenas para julho, quando foram exportadas 49,08 mil toneladas. Além disso, com o bom desempenho, o estado respondeu por 25,29% dos embarques nacionais dessa proteína.

“Mato Grosso é um mercado com produção suficiente para atender a demanda internacional, mesmo com todo o impacto gerado pela pandemia da Covid-19. Os frigoríficos se adaptaram rapidamente e mostraram capacidade de entregar um produto de alta qualidade, seguro e em volume necessário pelos mercados internacionais”, diz Bruno de Jesus Andrade, diretor de Operações do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac).

Acumulado de 2020

De janeiro a outubro, o volume exportado por Mato Grosso totalizou 403,93 mil toneladas, alta de 20,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual também é superior ao crescimento de 9% registrado nas vendas do país.

China e Hong Kong compraram 224,83 mil toneladas do estado, aumento de 123,8% em relação a 2019. Os russos importaram 19,95 mil toneladas, crescimento de 137,7%.

‘Produção diferenciada’

Segundo o diretor do Imac, o principal diferencial da carne de Mato Grosso é a sustentabilidade. “Já somos grandes players do mercado e a tendência é de ampliação da produção com ganhos ambientais – um ativo importante para vários países interessados na nossa carne”, diz.

Mato Grosso é o estado com maior rebanho bovino do País: dados do Imea apontam para 30,98 milhões de cabeças em maio de 2020. É também o maior produtor de carne do Brasil. No primeiro semestre deste ano, 644,78 mil toneladas de carne bovina foram produzidas no estado.

“Mês a mês se firma a tendência de crescimento nos abates de animais mais jovens – o que, em outras palavras, significa maior uso de tecnologia, menor tempo de produção e sem abertura de novas áreas de produção”.

Sair da versão mobile