A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) realizou nesta terça-feira, 11, uma assembleia geral para saber se as entidades do Rio Grande do Sul apoiam a retirada da vacina contra febre aftosa. O parecer do Ministério da Agricultura, que autoriza a medida, é esperado para esta quarta-feira, 12.
Na votação dos sindicatos, 44 entidades se posicionaram a favor da retirada e 35 foram contra.
Segundo o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, a ampla maioria das entidades apoia a retirada da vacina. “Seguramente, trata-se de uma das mais importantes decisões da pecuária gaúcha nos últimos 30 anos. A Febrac comunicará ao governo do estado neste momento [seu apoio] à retirada da vacina e de que se trata de um voto de confiança dos criadores no sistema de defesa e no poder público. A Febrac continuará vigilante, buscando cada vez mais a implementação de medidas para um adequado sistema de defesa”, diz.
Farsul
Para Gedeão Silveira Pereira, presidente da Farsul, a entidade irá se empenhar para cumprir todos os requisitos programados até o fim do ano. “Os itens programados pelos governos ainda não estão plenamente cumpridos, mas tenho absoluta certeza de que a Farsul irá lutar profundamente até o fim do ano para que todos os itens ainda em encaminhamento sejam plenamente realizados pelos nossos governante”, disse.