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Frigoríficos trabalham para fortalecer embarques para países da Ásia

Empresas veem na ampliação do comércio oportunidades de crescimento nos mercados internacionais

Fonte: Divulgação/AEN-PR

A Marfrig afirmou nesta segunda, dia 10, que apoia esforços para fortalecer a presença de produtos brasileiros no continente asiático, após a recém-anunciada ampliação do mercado de carnes da Malásia para produtos brasileiros.

“Já investimos na Ásia e agora queremos aprofundar as relações, melhorar as condições para os nossos negócios em diversos países, como a Malásia, onde seria importante ampliar o acesso ao mercado de cortes com ossos de bovinos”, disse o vice-presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores da Marfrig Global Foods, José Eduardo de Oliveira Miron, por meio de nota.

Conforme comunicado à imprensa, “a perspectiva é de que a exportação de carne produzida pela Divisão Beef da Companhia permita reduzir custos e mitigar riscos das operações de sua unidade de alimentos processados”, a Keystone, naquele país. Atualmente, a Malásia é o maior importador do produto do Sudeste Asiático. A Keystone Malásia já importa carne bovina in natura brasileira produzida pela Divisão Beef devido a um acordo de 2011.

“Com a ampliação do acesso ao mercado malaio, teremos condições de continuar a aperfeiçoar nosso mix de produtos exportados tanto para nossa Divisão Keystone quanto para outros clientes na região”, afirmou Miron.

Executivos da Marfrig Global Foods participaram da Missão Ásia, em setembro, junto com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. 

Abate halal

A exemplo de outras empresas brasileiras produtoras de proteínas, a BRF vê o segmento de carne halal (produzida seguindo os preceitos do Islã) como uma grande oportunidade de crescimento. “O halal é uma oportunidade única, é a categoria que mais cresce no mundo”, disse o CEO da BRF, Pedro Faria, em conversa com jornalistas antes do início do BRF Day, na manhã desta segunda, em São Paulo. 

Segundo Faria, mais de 25% da produção total da BRF é halal e isso deve expandir nos próximos anos com a participação cada vez maior da companhia em países com maioria da população muçulmana e com as exportações.

No início de junho passado, a BRF criou a subsidiária Sadia Halal, para centralizar a produção, distribuição e comercialização de alimentos destinados aos mercados muçulmanos. Na semana passada, a empresa de alimentos BRF aprovou a criação de uma subsidiária no Egito em meio à estratégia de internacionalização. 

Na mesma oportunidade, a empresa aprovou o encerramento da subsidiária Quickfood no Chile e aumento de capital de 362 milhões de pesos argentinos na Quickfood Argentina. “Até o final do ano vamos mudar o modelo de atuação de Egito com aquisições e parcerias”, disse.

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