Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo abre consulta pública sobre normas para treinamento em abate humanitário

Portaria divulgada nesta terça-feira, dia18, dá prazo de até 60 dias para envio de sugestões para credenciamento de treinamento

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu nesta terça-feira (17) consulta pública para estabelecer as normas de credenciamento de entidades para treinamento em manejo de pré-abate e abate de animais para fins comerciais.

O objetivo da consulta, feita por meio de projeto de instrução normativa, é permitir a ampla divulgação da proposta, visando receber sugestões de órgãos, entidades ou pessoas interessadas.

“O abate humanitário é obrigatório no Brasil e em vários países do mundo. Por isso, a competência dos profissionais responsáveis é essencial para a sua boa execução”, disse a coordenadora da Comissão de Bem-Estar Animal (CTBEA) do Mapa, Lizie Buss.

Segundo ela, é fundamental que a sociedade ajude a definir conjuntamente quais os requisitos básicos o treinamento e como ele será realizado.

Outro objetivo da consulta, diz a coordenadora, é ampliar a capacidade de treinamentos organizados pela CTBEA, hoje realizados por meio de termo de cooperação com a World Animal Protection.

Os interessados em participar da consulta pública poderão enviar sugestões em até 60 dias. Durante o prazo estipulado, o ministério disponibilizará o projeto de instrução normativa e planilha para envio de sugestões ou comentários na página: https://www.agricultura.gov.br/legislacao/consultas-publicas.

As sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico comissão.bea@agricultura.gov.br.

Após o prazo estabelecido, a Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo (SPRC), por meio da Coordenação de Produção Integrada da Cadeia Pecuária (CPIP), avaliará as sugestões recebidas e fará as adequações necessárias.

Portaria nº 246, que estipula o prazo para a consulta pública, foi publicada nesta terça-feira, dia 18, no Diário Oficial da União.

Sair da versão mobile