ENTREVISTA

Inteligência artificial: uso de tecnologia promete revolucionar pecuária de corte

A IA surge como uma solução, proporcionando rapidez no acesso e interpretação de dados, otimização de recursos e redução de riscos

Na última sexta-feira (26), Xisto Alves, CEO da Jetbov, participou do programa “Mercado e Companhia” para discutir a aplicação da inteligência artificial (IA) na gestão da pecuária de corte. Alves destacou que a complexidade da pecuária, envolvendo variáveis como desempenho dos animais, questões sanitárias e reprodutivas, manejo de pasto e fatores externos como mercado e clima, exige uma gestão integrada.

A IA surge como uma solução, proporcionando rapidez no acesso e interpretação de dados, otimização de recursos e redução de riscos.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Alves explicou que a IA pode coletar e analisar grandes volumes de dados em tempo real, permitindo ações corretivas e preventivas mais rápidas. “A IA é uma verdadeira revolução no agronegócio, ajudando a predizer situações potenciais e otimizar recursos para alcançar resultados esperados”, afirmou.

Ele destacou que a tecnologia também contribui para a sustentabilidade do negócio, ao minimizar riscos de desastres naturais e oscilações de preço.

Além disso, Alves mencionou que a Jetbov lançou recentemente um aplicativo que utiliza IA generativa para auxiliar na gestão da fazenda, acessando informações e criando tarefas para os gestores. A longo prazo, a IA deve revolucionar a interpretação de dados, oferecendo insights valiosos e descobrindo padrões que seriam impossíveis de identificar manualmente.

“A IA trará um grande poder para multiplicar os resultados do negócio, ajudando os produtores a priorizar e tomar decisões estratégicas”, concluiu.