Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

JBS suspende temporariamente operações em Ariquemes (RO)

Empresa alega baixa disponibilidade de matéria-prima na região e oferece aos funcionários transferências para outras plantas no estadoA JBS decidiu suspender temporariamente as atividades da sua fábrica em Ariquemes, no leste de Rondônia. Em nota, a empresa afirma que a paralisação teve início na última terça, dia 2, e, segundo a empresa, se deve à baixa disponibilidade de matéria-prima em algumas regiões do país, que tem provocado um sistemático aumento da ociosidade na indústria nacional.

Fonte: Divulgação: José Luiz Alves / Decom – Governo de Rondônia

• Veja também: Diminui pressão sobre preço do boi gordo

A JBS decidiu suspender temporariamente as atividades da sua fábrica em Ariquemes, no leste de Rondônia. Em nota, a empresa afirma que a paralisação teve início na última terça, dia 2, e, segundo a empresa, se deve à baixa disponibilidade de matéria-prima em algumas regiões do país, que tem provocado um sistemático aumento da ociosidade na indústria nacional.

A companhia afirmou que os 267 funcionários da empresa podem optar por transferência para outras unidades da JBS em Rondônia ou mesmo em outros Estados. A JBS informa que comunicou a suspensão das atividades ao sindicato local da categoria e afirma que ainda mantém operação em cinco unidades em Rondônia, nos municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Porto Velho e Vilhena.

– Para aqueles que não aceitarem a transferência, a JBS promoverá o desligamento e consequente indenização trabalhista, dentro da legislação vigente – diz a empresa em nota.

A JBS não é a única do setor a paralisar operações por questões de mercado. Em janeiro deste ano, a Marfrig encerrou atividades em sua fábrica em Rio Verde (GO). Na ocasião, a companhia alegou que a suspensão foi decidida “por motivos estratégicos e de reavaliação de negócio, sem previsão para retomar as operações”.

Ação contra suspensão em Mato Grosso

Em maio, a dificuldade em encontrar bois prontos para o abate também levou a JBS a suspender atividade suas unidades em São José dos Quatro Marcos e Araputanga, ambas em Mato Grosso.  As paralisações motivaram ação civil pública por parte do Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-MT).

O processo foi julgado pelo juiz André Molina, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 23ª região), que decidiu impedir o frigorífico da JBS em Araputanga de realizar nova dispensa em massa sem negociação prévia com o sindicato local, sob pena de multa de R$ 10 milhões. A suspensão das atividades foi mantida, considerada a justificativa de falta de matéria-prima.

Sair da versão mobile