Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso pretende criar comitê para discutir fim da vacinação contra aftosa

Estado não registra foco da doença desde 1999; informações serão discutidas em encontro com o grupo técnico de sanidade animal da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil 

Fonte: Divulgação/ATN

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) pretende criar um comitê sanitário agropecuário no estado com o objetivo de organizar um plano de ação para preparar o estado para a retirada da vacinação contra a febre aftosa. 

Em nota, a Famato argumenta que a discussão sobre o fim da vacinação contra a doença é uma tendência no Brasil e em outros países da América do Sul. 

– Uma das vantagens é conquistar outros mercados consumidores, com rigorosas exigências sanitárias como a Austrália e o Japão, contribuindo para aumentar a receita e o volume das exportações. Mas, para isso, Mato Grosso precisa estar com os órgãos de defesa sanitária preparado para garantir maior segurança ao rebanho bovino – diz a entidade na nota.

O assunto foi discutido com representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa), Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária em Mato Grosso (SFA-MT), Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A reunião foi uma prévia para alinhar as informações que devem ser levadas para um encontro com o grupo técnico de sanidade animal da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) dia 19 de agosto, em Brasília.
 
Conforme a Famato, Mato Grosso não registra foco da doença desde 1999. O último episódio de febre aftosa no Brasil ocorreu em 2006 no Paraná, estado que está pleiteando junto ao Ministério da Agricultura o reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação. Atualmente, apenas Santa Catarina detém o status de livre de aftosa sem vacinação. 

Sair da versão mobile