Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RECORDE

Mato Grosso registra maior envio de fêmeas para abate da história

Durante o mês de maio mais de 290 mil cabeças foram encaminhadas para os frigoríficos no estado

O início da entressafra das pastagens em conjunto com a fase de baixa do ciclo pecuário, resultou no maior envio de fêmeas para o abate da história de Mato Grosso, em maio deste ano. É o que aponta o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), publicado nesta segunda-feira (12).

Ao todo, foram enviadas 290.617 fêmeas para o “gancho” no mês passado. Esse número representa um aumento de 27,35% no comparativo mensal, afirma o Imea com dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). 

“O volume abatido em maio de 2023 foi 50,03% maior que o observado no mesmo período do último ano”, consta no boletim. 

Com isso, maio foi o quarto mês consecutivo com participação de fêmeas acima de 50,00%. Vale ressaltar que a média da participação de fêmeas nos abates em 2020 e 2021 foi de 39,13% e 37,33%, respectivamente. 

Os abates totais também subiram no comparativo mensal e totalizaram 552.212 cabeças no último mês, aumento de 22,83%. “Essa conjuntura de excesso de animais disponíveis nas indústrias explica a forte pressão exercida sobre os preços do boi e da vaca gorda que tem sido vista no estado”, afirma o boletim.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile