Na média de todas as categorias de machos anelorados, as cotações estão 1,0% maiores, na comparação com os preços médios de outubro, segundo a Scot Consultoria. As chuvas começaram em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, dando ânimo aos pecuaristas. Porém, negociações efetivas ainda são poucas.
A queda no poder de compra do pecuarista em relação ao ano passado colabora com essa lentidão nas negociações. A valorização da arroba do boi gordo não vem evoluindo na mesma proporção dos animais de reposição.
O garrote (9,5@) foi a categoria que mais valorizou em doze meses, 14,6%, enquanto o boi gordo subiu 2,4% no mesmo período. Hoje, são necessárias 11,7 arrobas de boi gordo (16,5@) para a compra de um garrote, 1,25 arroba a mais do que em igual período do ano passado, quando eram necessárias 10,5 arrobas de boi gordo para a aquisição do mesmo animal.
Segundo a Scot, a expectativa é que a demanda melhore em médio prazo, o que, junto a pouca oferta disponível de animais no estado, pode gerar novas valorizações.