A ministra Tereza Cristina reuniu-se nesta terça-feira, 17, com a Frente Parlamentar da Agropecuária para fazer um balanço das ações do Ministério em 2019. No encontro, a ministra anunciou uma das primeiras agendas de 2020, quando irá à Índia em janeiro, acompanhando a missão oficial do presidente Jair Bolsonaro, para tratar da ampliação do mercado com o país.
Parcerias na produção de etanol serão um dos temas, segundo a ministra. “Um dos pedidos do primeiro-ministro [Narendra Modi] quando esteve aqui [na reunião de Cúpula do Brics] foi tratar de bioenergia”, disse a ministra.
Outro assunto é a perspectiva de venda de carne de aves para os indianos, que abriram o mercado para os produtos brasileiros. Em 2019, a Índia consumiu cerca de 5 milhões de toneladas de carne, montante superior ao volume exportado de carne brasileira de frango para outros países, de 4 milhões de toneladas em 2018.
O consumo per capita é de 3 kg por pessoa por ano, considerado baixo, mas com previsões de crescimento para 9,1 Kg até 2030. No Brasil, o consumo atual por habitante é de 45 Kg, na China, de 10,5 Kg, e nos Estados Unidos, de 43 Kg.
Retrospectiva e Perspectivas 2020
Aos parlamentares, a ministra apresentou um balanço das ações executadas pelo Ministério no ano de 2019, primeiro ano de gestão no comando da pasta. A retrospectiva traz dados sobre ampliação e desburocratização do crédito rural, aumento das apólices de seguro rural, ações eficazes de defesa agropecuária, abertura de mercado externo para os produtos agropecuários e programas de incentivo à agricultura sustentável.
Tereza Cristina apresentou ainda as perspectivas para 2020, como inclusão no campo, como programas AgroNordeste, regularização fundiária, agropecuária aliada à sustentabilidade e conectividade na área rural, como o Observatório da Agropecuária, que integra as mais diversas bases de dados apoiando os gestores públicos na tomada de decisões.
A ministra agradeceu a parceria do ministro Ricardo Salles, do meio Meio Ambiente, que também participou da reunião da FPA, e dos parlamentares para o desenvolvimento do setor agropecuário e do país este ano.
O ministro Salles destacou as parcerias entre os dois ministérios, entre elas, programa para pagamento de serviços ambientais, bioeconomia, regularização fundiária e o zoneamento econômico e ecológico.