Mais de mil cabeças de gado morreram por conta de uma onda de frio que atingiu a região do Pantanal em Mato Grosso do Sul nos últimos dias.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) divulgou um alerta em suas redes sociais para que os produtores fiquem atentos a possíveis novas mortalidades em seus rebanhos, em decorrência da hipotermia, ou seja, da redução da temperatura do corpo dos animais por exposição prolongada ao frio.
A informação da Iagro é que morreram, até o momento, 1.071 animais de diversas fases de vida, de bezerros a fêmeas e bois adultos. O prejuízo é estimado em cerca de R$ 3 milhões. Áreas na região do município de Corumbá estão entre as mais atingidas pelo frio intenso.
A Iagro informa aos pecuaristas sul-mato-grossenses que é de extrema importância que a entidade realize a inspeção veterinária dos animais eventualmente mortos em função do frio. Caso não seja possível, será necessário um laudo veterinário particular. O produtor deve informar a mortalidade imediatamente à Iagro e realizar a baixa do seu estoque.
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação adicional, a agência solicita que seja feito contato por meio do WhatsApp (67) 99961-9205 ou pelo e-mail notifica@iagro.ms.gov.br.
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.