Preço do boi gordo mantém tendência de alta

Apesar do consumo mais lento, os abates estão menores em relação ao ano passado

O preço do boi gordo ainda permanece com uma tendência de alta. Segundo análise da Scot Consultoria, apesar do consumo estar mais lento, os abates também estão menores em relação ao ano passado, o que tem regulado os estoques e possibilitado a manutenção dos preços no mercado atacadista de carne com osso. O boi casado de animais castrados segue cotado em R$ 9,30/kg. Na média das 31 praças pesquisadas, a variação ficou positiva em 0,1% nos últimos sete dias.

> COTAÇÕES DAS PRAÇAS

Embora pouco expressiva, a valorização média demonstra a tendência de alta em boa parte das regiões, balizada principalmente pela redução da oferta de animais. Os animais provenientes de engorda a pasto estão cada vez mais escassos e os animais de confinamento ainda representam pouco nas programações de abate.

A segunda quinzena gera redução do consumo em relação à primeira metade do mês, mas, no atacado e varejo de carne sem osso, os preços se mantiveram firmes esta semana, pelos estoques mais ajustados.

O dianteiro segue detendo os cortes com maior possibilidade de valorização, os quais puxaram a alta no atacado de carne bovina sem osso. No mercado de reposição, as pastagens perdendo vigor em boa parte do país seguem limitando a demanda e ocasionando reduções pontuais de preços, especialmente para categorias mais jovens.