Os preços do boi gordo estão estáveis neste início de setembro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No acumulado parcial do mês, o Indicador Esalq/BM&FBovespa (estado de São Paulo) teve alta de 0,35%, fechando a R$ 143,16 na quarta, dia 9.
Segundo o Cepea, a oferta de boi gordo ainda é baixa, mas a menor necessidade de compra limita reações nos preços. Frigoríficos continuam preenchendo as escalas de abate com animais de fora do estado de São Paulo e/ou contratados antecipadamente.
Oferta curta sustenta mercado
O levantamento da Scot Consultoria mostra a oferta restrita é o principal fator altista neste momento, já que boiadas terminadas em pasto não são volumosas e a oferta de gado confinado não vem sendo capaz de cobrir esta lacuna.
De acordo com a consultoria, com as revisões para baixo das estimativas para o confinamento em 2015, a oferta concentrada de boiadas de cocho deve ser amenizada, caso as expectativas se confirmem.
No mercado atacadista de carne bovina com osso, preços estáveis no fechamento de quarta, com o boi casado de bovinos castrados cotado em R$9,28 ao quilo.