Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção de carne tem forte queda em Mato Grosso

Atividade recua 12% no primeiro trimestre, em base anual, afirma Imea

Fonte: Divulgação/Red Cárnica

Assim como no restante do país, a produção de carne em Mato Grosso registrou queda no primeiro trimestre, mas o ritmo do recuo foi mais acentuado que a média nacional. A constatação é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O estado registrou uma produção de 284 milhões de quilogramas de carcaça, queda de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, a produção total de carne bovina caiu 6% no mesmo período, para 1,83 bilhão de quilogramas de carcaça.

– Essa redução é resultante da menor oferta de animais para abate em 2015, tendo em vista que a quantia de cabeças encaminhadas à indústria foi 14% menor entre os períodos já citados – diz o Imea a respeito da situação de Mato Grosso.

Mesmo mantendo a liderança no ranking nacional de produção de carne, o relatório alerta que Mato Grosso precisa realizar melhorias na cadeia, para elevar a produtividade e aprimorar a qualidade.

Perspectiva

O mês de julho começou com queda no preço da arroba do boi gordo no mercado futuro, após a cotação dos contratos futuros ter registrado forte elevação a partir de março.

Entre abril e julho, houve queda de 8,8% no preço da arroba do contrato para outubro, chegando a US$ 125,33 em Mato Grosso.

Segundo o Imea, o movimento de queda visto no final de junho, acompanhado pela instabilidade do cenário macroeconômico e incertezas em relação à demanda estão levando os preços no mercado futuro a recuarem.

A situação, afirma o Instituto, requer atenção dos produtores, sobretudo dos confinadores, pois, com a estreita margem de lucro prevista para este ano, “grandes oscilações no preço da arroba podem ser determinante para o sucesso da atividade em 2015”. 

Sair da versão mobile