A relação de troca entre boi e bezerro apresentou nova queda em Mato Grosso no terceiro trimestre, com o preço da arroba do animal adulto valorizando menos que o do ternero. As informações são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O valor fechou o período em 1,74 a cabeça, valor 7,7% menor que o apurado no mesmo período do ano passado. No trimestre passado, o preço da arroba do boi gordo subiu 13,5%, enquanto o preço do bezerro aumentou 25,2%, alcançando R$ 1.315,59 a cabeça.
– Sendo assim, com a queda no volume de animais abatidos este ano (menor receita) e a necessidade de ocupar as áreas para o próximo período de chuvas, resta ao produtor fazer as contas para não começar o ano de 2016 no vermelho – aconselha o Imea.
Comércio exterior
Apesar das perdas na relação de troca entre boi e bezerro, Mato Grosso registrou em setembro o melhor resultado nas exportações em 2015. Esse resultado deve-se, em grande parte, à desvalorização do real frente ao dólar.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as vendas de carne bovina ao exterior cresceram 19,7%, rendendo US$ 107,8 milhões.
Ao todo foram enviados ao exterior mais de 29 mil toneladas, valor 36,7% maior que o do mesmo período do ano anterior. Além de ser o maior volume embarcado em 2015, foi também o segundo melhor resultado para setembro em toda a série histórica que iniciou em janeiro de 1996.