Em junho, o Rio Grande do Sul registrou o menor número de ocorrências de abigeato (roubo de gado) desde o início do acompanhamento dos indicadores criminais em 2010.
Houve uma redução de 32,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, passando de 422 casos para 285. No primeiro semestre, a queda foi de 17,9%.
Os dados são do governo do estado.
Roubo de animais
O abigeato é um crime frequente na região Sul do país, onde os estados possuem uma presença significativa na pecuária nacional, abrigando mais de 27 milhões de cabeças de gado bovino.
No Rio Grande do Sul, a atividade agropecuária representa 77% da área total, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017.
A redução desses números é atribuída às ações da Brigada Militar e da Polícia Civil.
A Operação Agro-Hórus, realizada pela Brigada Militar, tem como objetivo combater crimes rurais e evitar impactos na economia rural.
A patrulha rural atua em 137 municípios, com foco especial na faixa de fronteira, realizando a prevenção e repressão de ocorrências relacionadas a crimes transfronteiriços.
O estado conta com quatro Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab), criadas em 2018 e subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI).
Essas unidades investigam não apenas o abigeato, mas também outros crimes, como receptação e furto/roubo de maquinário agrícola.
Segundo o governo do estado, os resultados positivos representam um avanço significativo na segurança do setor agropecuário e refletem o compromisso das forças de segurança em combater esse tipo de crime, protegendo a economia rural e garantindo a tranquilidade dos produtores e moradores das áreas rurais do estado.