Pecuária

Senar abre inscrições para cursos de agricultura de baixa emissão de carbono no Cerrado

Segundo a entidade, os cursos são voltados para produtores que desejam produzir com sustentabilidade e rentabilidade no campo

projeto trinjuncao embrapa carne baixo carbono
Foto: Embrapa/Trijunção

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abriu inscrições para cinco cursos, gratuitos e a distância, sobre agricultura de baixa emissão de carbono no cerrado, para produtores que desejam produzir com sustentabilidade e rentabilidade no campo.

Tratamento de dejetos animais

Os dejetos produzidos pela pecuária não precisam ser um problema para o produtor rural. Tratá-los da forma correta pode trazer benefícios econômicos e ambientais. Conheça as principais técnicas e benefícios na implementação de um sistema de tratamento de dejetos, com foco na pecuária leiteira. O curso mostra que, além de ser uma prática que reduz a emissão de gases de efeito estufa, também pode agregar valor ao negócio rural.

Duração: 30 dias

Próxima turma: 7 de abril 

Mudanças climáticas e agricultura

Pessoas ligadas ao meio rural, como: produtores e familiares, trabalhadores e profissionais do setor rural, parceiros e prestadores de serviço e que tenham interesse em adotar práticas agrícolas sustentáveis na região do Bioma Cerrado.

Duração: 30 dias

Próxima turma: 7 de abril 

Florestas plantadas 

O plantio de árvores comerciais de rápido crescimento e alta capacidade de fixação de carbono pode ser um excelente aliado da agricultura e da pecuária nacional. Saiba como implementar a tecnologia de Florestas Plantadas, desde o planejamento até a colheita, e traga uma alternativa para o incremento de renda e uso produtivo de solos degradados.

Duração: 45 dias

Próxima turma: 7 de abril 

Sistema de plantio direto

O manejo na colheita faz toda a diferença no novo plantio. Aprenda as formas e benefícios de usar a palhada na proteção e conservação do solo e da água. Neste curso, você conhecerá mais sobre o sistema plantio direto, tecnologia desenvolvida no Brasil e que revolucionou as práticas agrícolas nas últimas décadas.

Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta 

Você sabia que integrar em um a mesma área a produção de produtos agrícolas, pecuários e florestais pode contribuir para aumentar a fertilidade natural do solo e auxiliar no controle de pragas e doenças? Saiba os principais aspectos para implantação de um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF e seus benefícios para a produção e meio ambiente. Com mais conhecimento você poderá desenvolver um negócio sustentável e que gera mais produtividade e rentabilidade.