Depois da polêmica envolvendo o Bradesco, foi a vez da rede de restaurantes de comida italiana Spoleto pedir desculpas por uma propaganda que incentivava a redução do consumo de carne.
Na comunicação, o Spoleto afirma que “Com um dia sem carne você economiza: 3,4 mil litros de água; 14 kg de Co2 na atmosfera; 24 m² de terras desmatadas”. A propaganda também faz referência ao movimento “Segunda-feira sem carne”.
Nas redes sociais, produtores e entidades do agronegócio repudiaram a comunicação do restaurante.
O Sindicato Rural de Ribeirão Preto, através de uma carta assinada pelo presidente da entidade, Paulo Maximiano Junqueira Neto, repudiou a campanha publicitária.
“Não é cível que uma empresa de fast food reconhecida internacionalmente, que inclusive serve carne em seus pratos, preste um desserviço social como este, desaconselhando o consumo desta excelente fonte de proteína, cujos benefícios já foram cientificamente comprovados. (…) Nosso país é o maior produtor de carnes do mundo, gerando emprego, renda e garantindo qualidade para a alimentação humana”, afirma.
Depois da mobilização, o Spoleto utilizou as redes sociais para se desculpar. “O Spoleto vem a público se desculpar por veicular uma comunicação que não reflete a nossa verdadeira admiração, parceria histórica, e respeito por todos os atuantes do agronegócio brasileiro e reforçamos o nosso compromisso em continuar movimentar uma das indústrias mais importantes do país”, explica, em nota.