QUEDA

Venda do bezerro registra desvalorização de 28,9% em MT

Mediante a maior desvalorização do bezerro frente ao boi gordo, a relação de troca entre essas categorias avançou 8,98% em maio de 2023 com relação ao mesmo período de 2021

O valor de venda do bezerro em maio de 2023 registrou uma desvalorização de 28,99% diante do mesmo período de 2021. É o que aponta o relatório divulgado nesta segunda-feira (5) do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

vacinação conta a febre aftosa
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação

De acordo com o levantamento, o decréscimo é influenciado principalmente pelo excesso de animais no mercado em função da intensa retenção de matrizes. O Imea ressalta ainda que 2021 foi o ano em que se teve os maiores números de cotações no estado.

Do mesmo modo, a arroba do boi gordo apresentou retração de 22,65% no mesmo comparativo, uma vez que também esteve sob a pressão da entrada de fêmeas na linha de abate em 2023.

Relação de troca avança 8,98%

Nesse sentido, salienta o instituto, mediante a maior desvalorização dos bezerros frente ao boi gordo, a relação de troca entre essas categorias avançou 8,98% em maio de 2023 com relação ao mesmo período de 2021.

Apesar da baixa atratividade dos preços do boi gordo, a relação de troca favorece o poder de compra.

Pior maio da história

O aumento na oferta de animais no início da entressafra do capim, em conjunto com a fase de baixa no ciclo da pecuária, resultou no pior maio da história, segundo os dados do Imea.

A disponibilidade de animais terminados no mercado e na linha de abate das indústrias, aumentou uma vez que os dias mais curtos e a menor luminosidade reduzem o vigor das pastagens e a capacidade nas fazendas.

Isso reflete no alongamento da escala de abate em Mato Grosso, que fechou em maio de 2023 com a média de 9,74 dias.

Esse cenário contribuiu com a pressão baixista sobre os preços e refletiu na maior queda mensal para o mês de maio na cotação do boi gordo, cuja retração foi de 7,17% comparado a abril de 2023 e passou de R$ 246,05 a arroba para R$ 228,41 a arroba.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.