Um vídeo que mostra um grupo de vacas reunidas em torno de uma fogueira em Villa Mercedes, província de San Luis, na Argentina, viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (8).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A cena inusitada, registrada em meio à onda de frio polar que atinge a região com temperaturas de até -10°C, gerou comentários bem-humorados sobre churrasco.
As imagens mostram as vacas agrupadas em torno do fogo, buscando se aquecer do frio intenso.
Impacto do frio na pecuária
A onda de frio e as intensas nevascas que atingiram a Patagônia argentina, especialmente as províncias de Santa Cruz e Chubut, colocam em risco a produção de animais na região.
A Associação Argentina de Criadores de Merino alerta para a possibilidade de grandes perdas nos rebanhos.
Muitos animais estão isolados pela neve, sem acesso a alimento, e a previsão é de que as nevascas continuem nos próximos dias. “Experiências anteriores, como as grandes nevadas de 1984, nos fazem esperar grandes perdas”, afirmam os criadores.
A situação é crítica em Santa Cruz, onde, segundo Enrique Jamieson, presidente da Sociedade Rural Río Gallegos, mais de um milhão de ovelhas e 40 mil bovinos podem morrer de fome se não receberem ração. A dificuldade de acesso aos animais, devido à neve que chega a meio metro em algumas áreas, agrava o problema.
A produção ovina na Patagônia, que ocupa 33% do território nacional, tem características únicas e é fundamental para a economia local.
Esforços estão sendo feitos para levar alimento aos animais, com o uso de veículos militares em algumas áreas.