Um touro de determinada fazenda “pula a cerca”, até mesmo no sentido literal, e acaba por emprenhar a vacada da propriedade rural. A afirmação em questão não trata, especificamente, de nenhum caso recente, mas instiga a pergunta: se caso desse tipo ocorrer, o dono do reprodutor pode ser responsabilizado?
+ Abate de bovinos cresce 8,8% em Mato Grosso no mês de novembro
A questão foi abordada pela equipe do ‘Giro do Boi’, programa exibido pelo Canal Rural de segunda a sexta, das 7h às 8h. Para responder à pergunta sobre possíveis implicações contra o pecuarista responsável pelo touro que “pula a cerca”, a equipe da atração convidou o advogado Pedro Puttini Mendes.
Especialista em legislação rural, Puttini Mendes falou sobre o tema ao participar do quadro ‘Direito Agrário’. Em suma, ele citou um caso ocorrido em Santa Catarina para avisar: sim, em caso em vacas acabam de “barriga suja” (como popularmente se diz quando há cruzamento indevido), o dono do touro que “pula a cerca” pode acabar sendo punido pela Justiça.
O assunto chamou a atenção para além da televisão e despertou o interesse do público internauta. O conteúdo a respeito foi o mais lido dos últimos dias da seção ‘Pecuária’ do site do Canal Rural.
Touro que ‘pula a cerca’, capim para gado e novo frigorífico
Além da análise sobre o touro que emprenha a vacada da vizinhança, notícias sobre a inauguração do maior frigorífico de suínos da América Latina, dica para fazendeiro aumentar a lucratividade, informação sobre alimentação animal e curiosidade sobre novilhas abatidas completam o top five das maiores audiência dos últimos dias.
5 — Inauguração
- Maior da América Latina, frigorífico terá capacidade de abater 15 mil suínos por dia
4 — Dicas de zootecnista
- Fazendeiro, quer lucrar R$ 4 mil por hectare por ano? Especialista dá o caminho das pedras
Confira os três modelos que podem garantir bons resultados financeiros em fazendas de ciclo completo
3 — Capim para o gado
- Capiaçu: saiba quantos hectares plantados são necessário para alimentar a boiada
2 — É para abate, mesmo?
- Novilhas de corte abatidas em SP mais parecem gado PO
As fêmeas da raça Nelore vieram de pecuaristas parceiros da JBS da região de Pederneiras (SP)
1 — Fêmea de ‘barriga suja’
- Touro pula a cerca e emprenha vacada do vizinho: dono do reprodutor pode ser responsabilizado?
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.