Boletim do Imea: Rebanho abatido em Mato Grosso tem redução de 4,6% em outubro

Estado exporta cada vez mais para o Chile e país já é o quarto maior comprador da carne mato-grossenseSegundo dados do Instituto de Defesa Animal do Estado de Mato Grosso, o número do rebanho abatido no mês de outubro deste ano em Mato Grosso registrou o total de 402,8 mil cabeças, obtendo redução de 7,6% em relação ao mês anterior. Apesar da redução do gado enviado aos frigoríficos, os abates se mantiveram em um nível elevado, visto que o rebanho abatido no acumulado do ano já está em 4,02 milhões de cabeças, número 10,3% superior ao do mesmo período de 2010.

Em relação às exportações, o Chile tinha o Paraguai como maior fornecedor para suas importações de carne bovina. Com isso, as exportações mato-grossenses podem ganhar mercado devido ao surto de febre aftosa identificado no Paraguai em setembro. Os embarques do Estado para o Chile se intensificaram em agosto, após a imposição da barreira pela Rússia, e alcançaram novamente elevados patamares em outubro, com a suspensão das exportações paraguaias. Os embarques de Mato Grosso para o Chile, em outubro, chegaram a 1.365 toneladas. No acumulado do ano, os embarques somam 5.280 toneladas, uma evolução de 421,6% em relação ao mesmo período de 2010, de 1.012 toneladas. Com isso, o país sul-americano, que antes não figurava entre os principais mercados compradores, em outubro passou a ocupar a posição de quarto maior cliente das exportações de carne in natura do Estado, com 9,9% do volume total, atrás somente da Venezuela, Egito e Irã.

A arroba do boi gordo no Estado encerrou nesta semana com média de R$ 92,94, leve variação positiva de 0,03% com relação à semana passada. Já a média da arroba da vaca gorda apresentou variação um pouco mais acentuada de 0,28%, ficando a R$ 84,96.

> Veja o boletim semanal de bovinocultura divulgado pelo Imea