Os homenageados, que se destacam pelo grande porte e ainda pouco difundidos no Brasil, atraíram a atenção de centenas de pessoas que passavam pelo badalado Boulevard da Expointer. Na feira, o grande campeão macho foi Dom Casmurro, da Pousada dos Campeiros, e cujo apelido é Trovão; e a grande campeã fêmea Pitangueira Montaria de Patrão – mais conhecida como Margot -, criação e propriedade Grupo Pitangueira. O reservado grande campeão é Pitangueira Domingueiro, também do Grupo Pitangueira.
Os Percherons vencedores da competição são da variedade Postier, que tem como principal característica a tração pesada. Tesoureira da associação e proprietária do grande campeão, Samantha Stolte Barcellos, explica que durante os períodos de guerra os cavalos da raça eram utilizados para puxar os canhões.
? Entretanto, esta raça é uma das mais afetuosas, a docilidade lhes é peculiar ? afirma Samantha.
As provas foram regulamentadas para divulgação e reconhecimento da raça no Brasil. Os Percherons têm origem francesa e ainda são pouco conhecidos no país – um animal deste porte pesa em média 900 quilos.