Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bovinos apreendidos no Mato Grosso do Sul irão para abate sanitário

Animais eram alimentados com ingredientes de origem animalNa próxima terça, dia 29, o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá acompanhar o abate sanitário de um lote de bovinos apreendidos no município de Terenos (MS), que estavam sendo alimentados com ingredientes de origem animal, prática proibida pela legislação brasileira.

O objetivo do abate sanitário é evitar situações que possam oferecer riscos para a saúde animal. A medida visa prevenir a ocorrência da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como a doença da vaca louca.

Os fiscais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária Animal e Vegetal (IAGRO) e do Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura (SSA/SFA/MS) chegaram à propriedade suspeita mediante denúncia.

Durante a fiscalização conjunta, observaram que o produtor, que também é avicultor, estava utilizando cama de aviário na alimentação de um lote de bovinos. A ração foi coletada pelos fiscais e encaminhada para o Laboratório Oficial do Mapa (LANAGRO) em Pedro Leopoldo/MG. O resultado das análises comprovou a utilização do ingrediente (cama de frango), de uso proibido.

A legislação prevê ainda multas para o produtor que utilizar ingredientes de origem animal na alimentação de ruminantes, além da interdição da propriedade. O abate dos animais apreendidos será realizado em um frigorífico sob Inspeção Federal, onde serão removidos e destruídos todos os materiais (órgãos) que representam riscos de transmissão da Encefalopatia Espongiforme Bovina.

Segundo o Fiscal Federal Agropecuário, Antonio Belarmino Machado Jr. do Serviço de Saúde Animal da SFA/MS, produtos de origem vegetal, além de leite e derivados não representam risco para a doença da vaca louca, sendo permitidos na alimentação de ruminantes. O que a legislação do Mapa proíbe é o uso de proteínas de origem animal, inclusive a cama de aviário e os resíduos da exploração de suínos.

Sair da versão mobile