Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil assume liderança na industrialização de leite entre tradicionais produtores

Segundo Associação Leite Brasil, país superou Estados Unidos, Índia, Rússia, China, Alemanha, França e Nova ZelândiaO Brasil assumiu o topo do ranking de crescimento da industrialização de laticínios entre os tradicionais países produtores de leite. A informação foi divulgada nesta quinta, dia 14, pela Associação Leite Brasil e diz respeito a um levantamento referente ao período de 2007 a 2011. O ritmo de avanço da industrialização no país, conforme a entidade, foi de 5,5% ao ano, superando Estados Unidos (1,5%), Índia (5,1%), Rússia (1,3%), China (0,9%), Alemanha (1,8%), França (1,6%) e Nova Zelândia (3,4%).

– O país que mais se aproximou do Brasil foi a Índia, com crescimento médio anual de 5,1%. Porém, é preciso destacar que este país só industrializa 12% do total da produção de leite, enquanto no Brasil esse índice é de quase 70% – ressalta.

De acordo com o executivo, o crescimento mostra que o país está no caminho certo para reduzir a informalidade, que hoje representa 30% do total da produção.

– No ano 2000, o leite informal respondia por 39%. Estamos evoluindo – diz.

Ele acrescenta que o ritmo mais acelerado de alta da industrialização pode ser explicado pelo nível de investimento em laticínios. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), em 2011, esse valor girou em torno de R$ 1,8 bilhão, representando 11% no total investido na indústria da alimentação. O número também refletiu no aumento do faturamento da indústria leiteira, que atingiu R$ 38 bilhões em 2011, 15% a mais que em 2010. Para Rubez, isso impacta positivamente na qualidade do leite e beneficia não só o produtor, mas também o consumidor final.

– Estamos oferecendo um produto melhor, mais seguro para o consumo e com os padrões mais próximos aos praticados em países desenvolvidos – aponta.

Confira o ranking dos maiores países produtores e porcentagem de leite entregue para industrialização em 2011, conforme dados da Associação:

1º – EUA – 100%
2º – Índia – 12%
3º – Rússia – 48%
4º – China – 86%
5º – Brasil – 69%
6º – Alemanha – 96%
7º – França – 97%
8º – Nova Zelândia – 100%

Sair da versão mobile