Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil conclui protocolo com Turquia para exportação de bovinos vivos

Acordo compensa as perdas em decorrência da crise econômica da Venezuela, que era o principal comprador de animais brasileiros em pé

Fonte: Sistema Faep

O Brasil e a Turquia concluíram nesta segunda-feira, dia 29, a negociação de um protocolo sanitário específico para exportação de bovinos destinados ao abate imediato. Conforme o Ministério, o protocolo é resultado de acordo fechado em agosto de 2015 com as autoridades turcas para exportação de gado destinado à engorda no país. 

Ele possibilitou ao Brasil retomar, em 2016, as exportações de bovinos para o mercado turco. De janeiro a junho deste ano, o país embarcou 86.005 cabeças para a Turquia, avaliadas em cerca de US$ 50 milhões. A partir de agora, país pode embarcar para aquele mercado bovinos destinados ao abate, além de animais para engorda.

Em nota, o Ministério da Agricultura disse que a expectativa do setor exportador brasileiro é embarcar, até o fim do ano, cerca de 100 mil cabeças para abate naquele país.

A expectativa do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura é de que as exportações agreguem valor, porque os animais a serem embarcados deverão ser machos “terminados”, com peso superior a 450 quilos. 

O diretor do DSA, Guilherme Marques, disse que a intenção é diversificar ainda mais o comércio de animais e seus produtos com a Turquia. “O DSA está promovendo gestões junto ao Serviço Veterinário Turco para que o Brasil possa exportar produtos como embriões, sêmen e carne bovina”, disse Marques na nota.

O fechamento do acordo em 2015 foi comemorado pelo segmento exportador de gado, já que permitiu compensar as enormes perdas em decorrência da crise econômica da Venezuela. 

Até o fim de 2014, o mercado venezuelano era o principal parceiro comercial do Brasil na compra de gado vivo, chegando a representar mais de 90% do total volume das exportações brasileiras. A partir deste ano, a Turquia se consolidou como principal cliente brasileiro, tendo sido responsável pela importação de 61,8% dos bovinos exportados pelo nosso país.

Sair da versão mobile