Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil deve dobrar produção de carne bovina em 20 anos, diz ABCZ

Segundo presidente da Associação, ampliação se deve ao crescimento da demanda pelo produto no mundoPara atender o crescimento da demanda por carne bovina no mundo o Brasil deverá aumentar sua produção atual de cerca de nove milhões de toneladas ao ano. Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Eduardo Biagi, o país conseguirá dobrar sua produção em 20 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), até 2050 o mundo consumirá 36 milhões de toneladas a mais da proteína por ano.

– Esse movimento ocorrerá sem aumentarmos significativamente a área de pastagem atual e ainda liberando área para outras culturas. O que temos que fazer é verticalizar nossa produção, com a utilização de tecnologias, como o melhoramento genético e a recuperação das pastagens degradadas – afirmou o executivo, nesta terça, dia 17, em almoço de lançamento da 78ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (ExpoZebu).

Com o melhoramento genético, segundo Biagi, além de resultar em um produto de melhor qualidade, o criador consegue gerar um animal mais “pesado”, ou seja, com mais quilos de carne.

– Em 1970, o animal mais pesado produzido no país era provavelmente a metade de um boi de hoje. E 70% dessa evolução é graças ao melhoramento genético, como o uso de touros melhorados geneticamente para reprodução – explicou o executivo.

Hoje, de 80% a 90% do rebanho nacional é de animais Zebu (puros ou cruzados), impulsionado, historicamente, pela importação de seis mil animais da Índia. Entretanto, de acordo com o superintendente da ABCZ, João Gilberto Bento, das três milhões de propriedades pecuárias rurais brasileiras, apenas 600 mil ou 20% utilizam touros com melhoramento genético para aumentar seu rebanho.

A 78ª ExpoZebu, a ser realizada entre os dias 28 de abril e 10 de maio com o tema “Zebu: o futuro em boas mãos”, no parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), marcará o lançamento de um documento produzido pela ABCZ sobre a realidade da pecuária no Brasil, com destaque para o aprimoramento genético. O documento será entregue na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.
 
– A pecuária brasileira é moderna, competitiva e sustentável, conquistas obtidas graças ao investimento contínuo em melhoramento animal, nutrição e manejo – disse Biagi.

O executivo ainda informou que a edição da ExpoZebu deste ano reunirá três mil animais e 110 empresas.A expectativa é que a feira mantenha os números alcançados no ano passado, quando houve uma movimentação financeira de cerca de R$ 100 milhões.

Sair da versão mobile