O workshop reuniu técnicos de todos os laboratórios da rede Lanagro responsáveis por diagnósticos de doenças aviárias, representantes do Departamento de Saúde Animal (DSA/SDA), órgãos estaduais de defesa agropecuária e de laboratórios credenciados, além de membros de entidade ligada ao setor.
A cooperação faz parte do processo de acreditação do Lanagro (SP) junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quer o reconhecimento do laboratório como referência internacional para diagnósticos de influenza aviária e doença de Newcastle.
O secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, afirmou que o aval da OIE é fundamental para o Brasil, principal exportador de carne de aves.
? Há muito tempo desejamos esse reconhecimento da organização para o nosso sistema laboratorial, já que o país é um dos maiores exportadores mundiais de alimentos. Isso é importante não só para certificar nossos produtos no mercado externo, mas também para garantir a qualidade do que é consumido pela população brasileira ? explicou.
O Ministério submeteu à OIE, no final de 2006, proposta para que o Lanagro/SP se tornasse laboratório de referência para o diagnóstico de doença de Newcastle e influenza aviária. A organização sugeriu, então, que, por meio do Programa de Twinning, o laboratório incrementasse sua cooperação internacional. Dessa forma,o laboratório brasileiro pode adquirir expertise e ampliar sua participação internacional por meio de treinamentos e pesquisa.
Como consequência da parceria com o NVSL, será possível adotar novos métodos de diagnóstico, especialmente na área molecular e adquirir know how para produzir material de referência. Dessa forma, o Lanagro/SP estará preparado para participar da rede de laboratórios da OIE como centro colaborador ou laboratório de referência para diagnóstico da doença de Newcastle e a influenza aviária.