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E é a comida que transformou o Brasil no quarto parceiro comercial do Chile, atrás de China, Estados Unidos e Japão. Picanha, salmão, azeite de oliva e vinho são os principais produtos de intercâmbio e relação entre os dois países tem se fortalecido cada vez mais. Em 2013, as exportações brasileiras para o Chile somaram US$ 8,8 bilhões.
No ano passado, o Brasil exportou 68 mil toneladas de carne bovina para o país vizinho, 10% mais que em 2012. A receita passou de US$ 359 milhões. Já nos cinco primeiros meses deste ano, foram vendidas 21 mil toneladas de carne bovina, queda de 24% em volume e de quase 30% em receita. Já o volume importado de salmão chileno aumentou 22% no ano passado, e a receita superou os US$ 462 milhões, cresceu 63%. Apenas neste ano, a importação de salmão superou em 16% o volume do mesmo período de 2013 com quase 50% a mais em receita.
O Brasil é o principal destino de investimentos chilenos. Apenas no período de junho de 2012 a junho de 2013, o país acumulou investimentos de US$ 9,773 milhões, o que representa 45% do total anual de investimentos chilenos diretos no mundo.