Brasil questiona regulamentos da Indonésia sobre carne na OMC

Segundo a Abiec, além de buscar entender o funcionamento do sistema indonésio de importação, o país questiona o cumprimento, por parte da Indonésia em acordos

O Brasil apresentou na Organização Mundial do Comércio (OMC) 200 questionamentos em relação a dezenas de regulamentos da Indonésia que inviabilizam as exportações de carne bovina brasileira ao país, informou em nota a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). As perguntas foram feitas na última sexta, dia 3,  em consulta aberta pelo Brasil junto ao organismo máximo de comércio.

Segundo a Abiec, além de buscar entender o funcionamento do sistema indonésio de importação, o Brasil questiona o cumprimento, por parte da Indonésia, do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT, na sigla em inglês), dos Acordos de Agricultura, Licenciamento de Importações, Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias e Barreiras Técnicas ao Comércio, conforme documento público referente à disputa no site da OMC.

“A Indonésia impõe uma série de restrições ao comércio que bloqueiam o acesso, mas há grande potencial exportador para aquele mercado”, afirmou, em nota, o diretor-executivo da Abiec, Fernando Sampaio.