Brasil retoma negociações para ampliar exportação de suínos para Argentina

Em troca, país vizinho quer liberação para entrada no Brasil de limão sicilianoOs governos do Brasil e da Argentina retomaram as negociações para o aumento da importação de carne suína brasileira. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse que cobrou do colega, Norberto Yauhar, o cumprimento do acordo que estabeleceu uma cota de importação de 3 mil toneladas de carne por mês.

– A importação está em torno de mil toneladas por mês. O ministro argentino foi bastante receptivo e disse que vai tratar pessoalmente da questão – afirmou Andrade.

Andrade informou que, em troca da ampliação do mercado aos suínos, a Argentina quer a liberação para a entrada no Brasil do limão siciliano.

Para o ministro Yauhar, o pedido brasileiro pode ser atendido porque, mesmo com o aumento da produção local, o consumo interno também cresceu.

– Nós necessitamos muito dos suínos produzidos pelo Brasil porque não produzimos o suficiente para atender ao aumento da demanda. As importações desta carne brasileira não prejudicam o desenvolvimento da nossa produção – declarou.

Os dois ministros terão uma nova reunião em novembro, em Brasília, em data a ser confirmada.

Agência Estado