Brasil sediará reunião interamericana sobre sanidade animal

Evento vai reunir representantes de 36 países das Américas entre 2 e 3 de setembro, em Brasília (DF)

O Brasil será sede, na próxima semana, da Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional. O evento ocorrerá em 2 e 3 de setembro, em Brasília (DF). O objetivo do encontro é que representantes de 36 países das Américas debatam formas de harmonizar as medidas sanitárias e fitossanitárias, a fim de ganhar mais competitividade no mercado global.  

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Víctor Villalobos, vão abrir o encontro, dia 2, às 9h30.
 
Em nota publicada no site do Ministério da Agricultura, Kátia Abreu afirmou que o processo de globalização redobra as exigências sanitárias para os países exportadores, pondo em permanente desafio a missão de garantir o abastecimento com segurança e saúde para as populações. 

– Este desafio é permanente e é sempre preciso aprimorá-lo, desenvolvendo tecnologia e intercâmbio para assegurar a simbiose entre o êxito comercial e a segurança alimentar – disse.

Os resultados do encontro devem ser levados pela ministra Kátia Abreu, em novembro, à reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), que ocorrerá em Cancún, no México.