Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil já tem mais oito Estados em zona livre de febre aftosa

Amapá, Roraima e parte do Amazonas ainda não receberam o reconhecimento de zona livre da doençaCom a assinatura das normativas reconhecendo Alagoas e Rio Grande do Norte como áreas livres de febre aftosa com vacinação na sexta, dia 6, nos respectivos Estados, o Brasil tem agora 23 unidades da federação com o status sanitário, além de Santa Catarina, que é considerada livre da doença sem vacinação.

>> Saiba o que é a febre aftosa e como ela age no organismo dos animais

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, assinou as duas últimas normativas das novas áreas com os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela, e do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

– Estamos em festa com a assinatura dessa normativa, que é fruto de um trabalho dos governos federal e estaduais, além dos produtores, que compreenderam a importância de vacinar seus rebanhos – disse o ministro, que durante a semana percorreu sete Estados nordestinos para firmar o reconhecimento nacional do novo status sanitário dessas localidades.

Serão beneficiados 1,3 milhão de bovinos e búfalos (0,6% do rebanho nacional), 45 mil de criadores e 45 mil propriedades no estado de Alagoas. No Rio Grande do Norte, serão 1,2 milhão de bovinos e búfalos, 46 mil propriedades e 55 mil criadores de bovinos. O governo federal investiu R$ 1,3 milhão no serviço veterinário em Alagoas e, no Rio Grande do Norte, R$ 3 milhões.

Para alcançar a meta de um Brasil 100% livre de febre aftosa até 2015, o Ministério da Agricultura quer trabalhar junto com os governos estaduais e a iniciativa privada para que os Estados do Amapá, Roraima e a parte que falta do Amazonas também consigam obter o reconhecimento de zona livre da febre aftosa.

Sair da versão mobile