Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasilian Cattle auxilia na exportação de zebuínos brasileiros

Projeto divulgado na 77ª ExpoZebu é uma iniciativa da ABCZ e Apex BrasilO Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e vem mostrando bons resultados também com o mercado de zebus. O país já possui a maior produção de carne zebuína do planeta e agora busca ascender no comércio internacional. A ação é feita por meio do projeto Brasilian Cattle, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebus (ABCZ) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), e que está sendo promovido durante a Expozebu 2011, em Uberaba (MG).

O Brasilian Cattle participa de feiras e exposições de países promissores para a cadeia zebuína levando o funcionamento do rebanho zebu brasileiro, sua estrutura genética, a qualidade da produção de carne e leite, o manejo com pastagens e sementes, entre outros ? entidades governamentais também são visitadas. Desta forma, a produção brasileira é divulgada e difundida no Exterior.

Para incentivar o surgimento de criatórios e expandir os mercados da raça, a qualificação dos profissionais estrangeiros faz parte do projeto e é colocada em prática pelas Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), que integram a parceria. Com a participação em eventos da raça no Exterior, a ABCZ tem a possibilidade de trazer informações sobre a evolução do zebu e as práticas mundiais contemporâneas para serem difundidas entre os criadores do Brasil.

O diretor das Relações Internacionais da ABCZ, Rafael Cunha Mendes, explica que o projeto surgiu em 2003, com a constatação do aumento de estrangeiros na ExpoZebu em anos anteriores. Mendes explica que o Brasilian Cattle serve como um facilitador para as empresas de pequeno e médio porte exportarem.

? Em 2004 tínhamos R$ 5 milhões investidos em exportação, em 2010 chegamos a R$ 400 milhões. Estamos crescendo, o ambiente é promissor e a Apex nos auxilia encontrando os mercados possíveis para o desenvolvimento dos zebus ? afirma o diretor.

Muitas empresas já estão engajadas e acompanhando as ações do Brasilian Cattle em feiras. O supervisor nacional de vendas da Coimma (fábrica de balanças bovinas, eletrônicas, rodoviárias, para pesar bois, entre outras), José Dias, conta que a empresa tinha dificuldade para exportar e o projeto abriu as portas do mercado internacional. Atualmente a Coimma já comercializa com Angola, México e Panamá.

Sair da versão mobile