BRF e Seara fazem primeiro embarque de carne suína in natura para o Japão

Embarques ocorrem neste final de semanaA BRF e a Seara alimentos se preparam para realizar o primeiro embarque de carne suína neste final de semana. A Seara Alimentos, empresa do Grupo Marfrig, faz neste sábado, dia 13, o embarque de carne suína in natura para o Japão. O contêiner, com 21 toneladas de diversos cortes da proteína, partirá do porto de Navegantes (SC), com previsão de chegada a Tóquio em 26 de agosto.

Já a BRF prepara o envio de cortes de filé de lombo e sobrepaleta de lombo (copa) suíno para o Japão. A primeira carga de carne suína, que sairá do Porto de Itajaí neste domingo, dia 14, foi produzida em Campos Novos (SC), uma das duas unidades da companhia habilitadas para exportar àquele país.

A encomenda da BRF é da Mitsubishi, um dos maiores negociadores do setor de carne que atua no Japão. A relação comercial entre a empresa japonesa e a BRF começou no fim da década de 1990 e se consolidou nos últimos três anos, com o fornecimento de cortes de frango.

Além de Campos Novos, a unidade da BRF de Herval D’Oeste está habilitada para o abate e a produção de carne suína para a exportação ao mercado japonês.
Segundo informou a Seara em nota, nesta sexta, dia 12, os itens foram produzidos na unidade de Seara (SC). Desde 2007, a empresa vende carne suína cozida ao país e atualmente também exporta carne de aves ao mercado.

Segundo presidente (CEO) da Seara Brasil, David Alan Palfenier, o forte relacionamento da empresa com clientes locais, como o McDonald’s, foi fundamental para que o primeiro embarque pudesse ser feito em pouco mais de um mês após a habilitação.

– O intenso trabalho dos nossos clientes no Japão contribuiu para a aprovação das plantas e para aprovação da documentação necessária, entre outros entraves típicos da abertura de novos mercados – disse.

A Seara, que ainda pertence ao Grupo Marfrig, mas está no processo de finalização de venda para a JBS, se junta à BRF na exportação de suínos in natura neste final de semana.

Com demanda total estimada em mais de 1,3 milhão de toneladas ao ano, sendo quase metade de produtos importados, o Japão é atualmente o maior comprador mundial de carne suína in natura. Em 2012, o país importou o equivalente a R$ 5,2 bilhões. O valor representa 31% das compras mundiais.

Agência Estado