Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cabresto personalizado é peça fundamental para identificação dos animais na Expozebu, em Minas Gerais

Acessório virou tradição nas pistas de todo o paísCerca de 400 criadores levaram gado para a Expozebu 2012, em Uberaba, Minas Gerais. Para saber a qual fazenda pertencem os 3 mil animais que estão no parque Fernando Costa, o cabresto personalizado se tornou peça fundamental. O acessório virou tradição nas pistas de todo o país.

O processo de fabricação do cabresto começa com o corte do couro, depois coloca-se a argola e aos poucos o acessório vai tomando forma.

— É a marca, o diferencial. Com o cabresto personalizado você sabe de qual fazenda é aquele animal — afirma o pecuarista Elcio Gabotti.

A personalização e a corrente cromada dos cabrestos para bovinos se tornou a marca do seleiro Carmelito de Lima, 63 anos, há mais de 40 na profissão. Desde que começou a fabricar os cabrestos, Lima já colocava o nome das fazendas em algumas peças.

— Era recortado no couro, letra por letra, e depois colado — comenta.

Depois, o seleiro passou a bordar a marca do criador no nylon que reveste o couro. O primeiro pecuarista que fez um pedido desse foi Cláudio Carvalho, da fazenda Naviraí, na década de 80. Desde então, o trabalho ficou mais sofisticado. O couro começou a ser revestido por pequenas tiras de veludo, que são cuidadosamente trançadas. Destaque também para as cores.

Um dos motivos de alegria para o artesão é saber que do ofício dele vivem muitas famílias. Só na fabricação do cabresto são sete funcionários.

Alguns cabrestos são banhados a ouro, mas são produzidos em pequenas quantidades. O valor de cada um é cerca de R$ 140,00, o dobro do produto normal, e só é usado em grandes apresentações.

— O pecuarista cria o animal com todo cuidado, daí chega na exposição e quer um produto à altura — afirma o gerente comercial Marcelo Fabiano de Lima.

Por mês, a fábrica produz cerca de 1,2 mil cabrestos. No período que antecede a Expozebu o movimento é maior. A feira segue até o dia 10 de maio.

Sair da versão mobile