Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cai rebanho bovino em São Paulo

Queda, ocorrida nos últimos dez anos, é motivada pelo recuo na área de pastagens, diz IEAO tamanho do rebanho de bovinos para produção de leite e carne recuou 27% e 23,3%, respectivamente, nos últimos dez anos em São Paulo, de acordo com estudo realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado.

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

A população bovina paulista corresponde aproximadamente a 4,9% do rebanho brasileiro, segundo levantamento realizado em março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somando 10,3 milhões cabeças.

• Veja também: IGL e Fundesa discutem a criação de um banco de dados para o leite no RS

Segundo o IEA, o principal motivo para a redução do rebanho de São Paulo foi a diminuição na área de pastagens. Entre 2005 e 2014, houve a perda de 3,312 mil hectares de pasto. A redução na área é consequência da demanda por terra de outras atividades de maior rendimento, em especial, as culturas da cana-de-açúcar e do eucalipto. 

– A redução na área disponível à criação de bovinos e a redução no número total de animais é coerente e pode indicar que a atividade está se readequando às condições do Estado quanto à demanda por área de outras atividades, ou seja, a pecuária extensiva perde espaço frente a outras explorações – diz o IEA.

Leite

A situação levou a uma queda na produção de leite, de 2% ao ano, visto que o número de animais recuou 3,4% no período. De acordo com o IEA, o descompasso entre os dois números pode ser explicado pelo melhor rendimento do rebanho.

Além da diminuição da área de pastagem, o estudo aponta que os custos crescentes e rendimento decrescente estão influindo na migração dos produtores para outras atividades mais rentáveis. 

Sair da versão mobile