Ainda sem filiais no Brasil, a rede de fast food Chick-fil-A possui mais de 2.000 restaurantes, espalhados principalmente pelo sul dos EUA. Fundada em 1946, a empresa se especializou em produzir sanduíches, saladas e pratos com frango. E faz sucesso, tanto que, em 2010, tornou-se a maior rede em faturamento por unidade. Cada uma de suas lojas levantou US$ 2,7 milhões, contra US$ 2,4 milhões do segundo colocado, o McDonald’s.
Desde 2012, a empresa lança o seu tradicional e disputado calendário. Sem reclamar, os clientes pagam os US$ 7 pedidos pelo produto. Pudera, além de muito bem feitos, eles trazem montagens quase reais e divertidíssimas de vacas exercendo diversas atividades. O calendário de 2017 flagra os animais “praticando” esportes como ginástica artística, karatê, escalada e squash.
O calendário recebeu o título de “No Pain, No Grain” (sem dor, sem ração), um trocadilho com outra expressão muito utilizada para animar malhadores em academias nos EUA: “No Pain, No Gain” (sem dor, sem ganho).
Agora, como uma empresa que só tem pratos com frango usa vacas na hora de montar seu calendário? A resposta começa em 1995, quando foi criado o slogan da empresa: “Eat Mor Chikin” (coma mais frango, escrito de uma forma que busca reconstituir o sotaque de Atlanta, cidade natal da rede). Para divulgá-lo, foram feitos anúncios, cartazes e outdoors em que vacas leiteiras pintam o slogan, incentivando o consumidor a trocar o bife pelo filé de frango.