Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Calha do Rio Amazonas vacina contra aftosa

Produtores devem imunizar cerca de 500 mil bovinosA campanha de vacinação oficial contra a febre aftosa começa no dia 28 de fevereiro na Calha do Rio Amazonas. Até 13 de abril, o serviço veterinário oficial deverá imunizar cerca de 500 mil bovinos e búfalos em oito mil propriedades. Rádios e visitas in loco às comunidades e fazendas são os meios utilizados na divulgação que conta com o trabalho das equipes dos escritórios de atendimento à comunidade e das unidades veterinárias locais da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e

Para que a imunização em 2011 alcance 100% de abrangência, cerca de 100 médicos veterinários, técnicos estaduais e do Ministério da Agricultura serão capacitados, no período de 24 a 26 de fevereiro, em Manaus.

? Haverá uma atualização sobre os procedimentos de vacinação, inspeção clínica dos animais, recadastramento, georreferenciamento das propriedades e coleta de sangue para estudo sorológico ? explica o responsável técnico do Programa de Erradicação e Prevenção contra a Aftosa no estado, Leandro Oliveira.

A agulha oficial, aplicada pelos técnicos estaduais ou do governo federal, é vista por Oliveira como uma forma de alavancar o programa da aftosa na Calha do Rio Amazonas.

? Essa vacinação estratégica é necessária porque 90% das propriedades estão localizadas em regiões de difícil acesso.

Na campanha de 2010, foram imunizados 97% dos animais na Calha. O estado do Amazonas tem 62 municípios. As outras 50 cidades participam das campanhas regulares em maio e novembro.

A Calha do Rio Amazonas é composta por 12 municípios: Autazes, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Manaus, Maués, Nhamundá, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba. O estado do Amazonas tem dois municípios livres de febre aftosa com vacinação, Guajará e Boca do Acre, além de parte dos municípios de Lábrea e Canutama. As demais cidades são classificadas como de alto risco para a doença.

Sair da versão mobile