Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara setorial do leite discute modernização do Riispoa

Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal foi criado nos anos 50 e é considerada ultrapassadoA Câmara Setorial do Leite se reuniu nesta quinta, dia 8, em Brasília para discutir a necessidade de modernização do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), e o regulamento de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. O assunto se arrasta há décadas e voltou a ser questionado. A regulamentação foi criada nos anos 50 e é considerada ultrapassada pelo setor.

>> Relembre os principais fatos e as repercussões da operação que revelou esquema de adulteração de leite

– As condições de hoje são absolutamente diferentes das condições de 1952, quando foi criado o Riispoa. Há necessidade de uma adequação, de modernização, de um Riispoa que venha a considerar todas essas tecnologias novas, todas essas possibilidades que não haviam naquela época – diz Rodrigo Santana Alvin, presidente da Comissão de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A modernização do Riispoa pode aprimorar o sistema de transporte do leite cru. De acordo com a regulamentação, o transbordo é proibido e, atualmente, prejudica produtores e indústrias, que gastam mais tempo e dinheiro com o processo feito a moda antiga.

Rio Grande do Sul

As medidas de fiscalização na produção e distribuição do leite cru no país também foram abordadas. Segundo o Mapa, o Rio Grande do Sul cumpriu as modificações que foram definidas na última reunião, como a forma de cobrança do frete, o número de testes nas amostras de leite e a redução do horário de recebimento do produto nos estabelecimentos. Isso em função da descoberta de uma fraude que adicionou formol ao produto durante o transporte para a indústria.

– É bom lembrar que são medidas que se aplicam à realidade do RS, que tinha um arranjo diferente, e que as medidas que serão implantadas no nível nacional estão sendo discutidas e analisadas aqui na Câmara Setorial – salienta Judi Maria da Nóbrega, diretora substituta do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Leia também:

>>Registro de estabelecimentos no sistema de inspeção de produtos de origem animal será automático

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile