Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmaras setoriais debatem transporte de produtos agropecuários

Reunião conjunta foi das câmaras do Milho e Sorgo e de Aves e SuínosO coordenador do Movimento Pró-logística, Edeon Ferreira, apresentou o panorama dos investimentos em infraestrutura e logística para reduzir os custos do transporte nas cadeias de milho e sorgo, aves e suínos, nesta terça, dia 25, durante a 5ª Reunião Conjunta das Câmaras Setoriais de Milho e Sorgo e de Aves e Suínos.

Membro da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio, Ferreira defendeu a criação de hidrovias e ferrovias para baratear o custo do transporte de produtos agropecuários. Para ilustrar, ele apresentou um comparativo em que a exportação de grãos de Mato Grosso para China custaria quase cem dólares a mais do que o valor gasto se o produto fosse dos Estados Unidos. Isso porque o transporte de caminhão entre MT e o porto de Santos (SP) é de US$ 125 por tonelada. Já o transporte entre Illinois para o porto de Nova Orleans, nos EUA, é feito por hidrovia por US$ 25cada tonelada.

Durante a reunião conjunta, o representante da Companhia Nacional de Abastecimento, Thomé Guth, apresentou as tendências para o milho na safra 2012/2013, que já exportou 6,2 bilhões de toneladas de janeiro a agosto deste ano. Também foi discutido a comercialização e abastecimento de milho, visando à garantia do grão para os principais consumidores internos do produto, como produção de aves e suínos, indústria, rações, entre outros.

Sair da versão mobile