A medida quer reverter a imagem de devastação ambiental associada ao setor, mostrando à sociedade que o homem do campo é um dos maiores responsáveis pela construção e desenvolvimento do Estado. A campanha será realizada em vinte municípios e segue até o dia 24 de outubro.
Entre 1996 e 2008, o IBGE apontou um crescimento de 66% no tamanho do rebanho bovino em Mato Grosso. O salto foi de aproximadamente 10 milhões de animais. Em contrapartida, o espaço destinado às pastagens cresceu apenas 18%. Os números, segundo a Associação dos Criadores do Estado, comprovam que a atividade evoluiu sem comprometer o meio ambiente.
Atualmente, a pecuária é praticada em mais de 110 mil propriedades rurais, emprega 40 mil pessoas, tem o rebanho estimado em 27 milhões de cabeças e só com os abates realizados no ano passado movimentou mais de R$ 4,2 bilhões. É justamente esta presença maciça na economia e na sociedade mato-grossense que deve ser retratada por uma campanha publicitária lançada pela Acrimat. Com o slogan Nossa União Produz Grandes Resultados, a entidade quer promover através de faixas, banners e spots em rádios a valorização dos pecuaristas, que hoje enfrentam um cenário desmotivador.