Campanha Gaúcha tem surto de raiva herbívora

Risco do avanço da doença, transmitida por morcegos hematófagos, é alto no Estado; nesta segunda, dia 7, vai ao ar uma reportagem completa, direto do Rio Grande do SulO risco de avanço de raiva sobre rebanhos é iminente e preocupa autoridades e  pecuaristas da região Centro-Sul do Rio Grande do Sul. A Campanha Gaúcha já declarou surto da doença. O vírus, transmitido pela mordida de morcegos hematófagos, não tem tratamento e a vacinação não é obrigatória. Três focos já foram detectados no Uruguai, a apenas cinco quilômetros da fronteira com o Brasil. 

Desde o início deste ano, ao menos 680 mortes de animais foram reportadas à Secretaria Estadual de Agricultura do Estado. Exames laboratoriais que ainda estão sob análise devem confirmar se os óbitos foram causados pela doença.

A equipe do Canal Rural percorreu a região da Campanha, forte na produção pecuária, e acompanhou o grupo que controla a raiva herbívora no Estado. A reportagem vai ao ar nesta segunda, dia 7, no Jornal da Pecuária.

Abaixo, veja a entrevista com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros no Estado, Nilton Rossato: