Este ano, supermercados de todo o país vão disponibilizar informações sobre os benefícios à saúde e cuidados na hora da compra. São inúmeros os benefícios à saúde.
? Previne derrames, AVC, trombos, além disso também atua na depressão, melhorando as enxaquecas e nas doenças inflamatórias como articulares ? explica a nutricionista Carina Tafas.
Mas o consumo no país ainda é baixo. Um dos motivos é o preço.
A Organização Mundial da Saúde recomenda 12 quilos por pessoa ao ano, mas o brasileiro só come nove quilos. Para mudar esse cenário, o Ministério da Pesca quer incentivar a produção e o consumo de peixe.
? O Brasil produz 1,2 milhão de toneladas de peixe. É muito pouco, muito aquém da nossa capacidade, vamos dobrar essa produção de pescado sem fazer nenhum processo de disputa com o peixe capturado no extrativismo. Nós queremos incentivar a qualidade no Brasil, a criação em cativeiro ? explica o ministro da Pesca e Aqüicultura, Luiz Sérgio.
A novidade deste ano é uma cartilha, que será distribuída nos supermercados. Ela traz dicas e cuidados que devem ser observados na hora da compra, além de receitas para mostrar que o preparo não é tão difícil assim.
? Procurar fazer assado, grelhado e a forma que seria ideal seria, que hoje a gente recomenda, a forma de papelote: aonde você enrola o peixe num papel manteiga, junto com alecrim se gostar, pimentão verde, vermelho e amarelo, azeite de oliva. Enrola e coloca para assar ? ensina a professora de gastronomia, Rosane Pescador.